sexta-feira, 13 de julho de 2012

O MONTE DA VISÃO




"Também eu pedi graça ao SENHOR no mesmo tempo, dizendo: Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos?
Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano! 
Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o SENHOR me disse: Basta; não me fales mais deste assunto; Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão." Dt. 3:23-27


"Depois falou o SENHOR a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo: Sobe à cadeia de Montanhas de Avarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.
Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel. Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel." 
Dt. 32:48-52

A dura posição de Deus para com seu servo não lhe permitindo entrar na Terra mesmo depois de ter conduzido o povo durante 40 anos de deserto, é justificada pela falha de Moisés quando ele bateu na Rocha  (instigado pelo povo) e não falou à Ela, como Deus havia dito. A pressão do povo, a necessidade de uma resposta, o desespero pelo suprimento, pelo escape, por parte do Libertador de Israel, demarcou um limite no que para ele parecia ser o seu maior sonho.

Moisés quando clama a Deus por sua Misericórdia, desejoso de entrar, cita a "boa terra além do Jordão", a "boa montanha do Líbano", expressões que parecem mostrar pelos olhos de Moisés o que ele desejava ver e experimentar. 

O Nosso Deus, O Ancião de Dias, nos ama, com Amor Eterno, e Ele sempre fará para nós, muito mais do que podemos pedir ou pensar. Nossos olhos sempre nos enganam vislumbrando o natural, quando o Criador do Universo nos vê com os Olhos da Eternidade.

Deus ordena que Moisés suba no cume de Pisga. Esta expressão em hebraico é "ROSH PISGAH": A cabeça do Cume, poderia ser traduzida ou interpretada em outras palavras como: o "Lugar mais alto do cume da Montanha".

De lá, O Eterno diz para Moisés olhar para O Ocidente (Para frente, já que ele estava do lado oriental do Jordão e não passaria para o lado ocidental); para o Norte e para o Sul. O rio Jordão que nasce no norte da Terra de Israel e acaba alimentando o Mar da Galiléia e depois o Mar Morto, corta a nação de cima à baixo, e como disse, o que Moisés sonhava era poder atravessar este limite e pisar e possuir a Terra da Promessa e lá morrer e ser sepultado.

Deus porém surpreendentemente não manda Moisés olhar apenas para o lugar que ele sonhava pisar, mas, também para o Oriente. Do lugar onde está, do Lugar mais Alto do Cume da Montanha, veja olhe para todas as direções e contemple o que eu darei aos filhos de Israel... ALELUIA! É muito mais do que Moisés havia pedido; muito mais do que ele imaginava; muito mais do que qualquer um poderia imaginar... No alto deste lugar: Morra!

O DESCANSO - UM LUGAR 

Ao comparar a obra do MASHIACH (Cristo) com a obra de Moisés, a carta enviada aos hebreus lembra o pecado da incredulidade que impediu que Moisés entrasse na Terra, e aconselha que no tempo que se chama: HOJE, ao Ouvirem a Voz do Eterno, que ninguém endureça o seu coração sendo assim impedido também de entrar no SEU DESCANSO (Lugar prometido e preparado pelo Eterno para o seu povo).
Esta advertência quanto ao HOJE, ao agora, ao tempo presente é repetidamente lembrada e a Verdade de que a Fé sem uma ATITUDE (OBRAS, POSICIONAMENTO), é uma Fé Morta (na verdade não pode ser chamada de Fé, inexiste).

O Autor de hebreus em seu 4 capítulo lembra que Josué levou o povo para o outro lado do Jordão, para a Terra da Promessa e portanto se Aquele lugar fosse "O DESCANSO", não se falaria depois de um outro DESCANSO, ou seja: Existe então ainda um DESCANSO, que Moisés viu, no qual Josué não pode conduzir o povo, e este Lugar está à disposição de todos aqueles que pela fé, HOJE, ouvirem A Voz do Eterno e não permitirem que INCREDULIDADE lhes impeça o ingresso.

"Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um Descanso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu descanso, ele próprio descansou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência." 
Hb. 4:8-11

A palavra descanso em Hebraico é SHABAT, que para nós é sinônimo de 7º dia, e por isso o tratamos como um Tempo, uma época, mas, o texto de hebreus fala do Descanso como um Lugar, assim como Josué conduziu o povo para um Lugar, Moisés viu um Lugar muito mais além do que a Boa Terra que ele tanto desejou pisar. Deus tem para nós HOJE, por nossa Fé, O Nosso Descanso. Do que realmente isto se refere?

OS HERÓIS DA FÉ

Como diz este título, pessoas como Abraão, Sara, Abel, Noé, David e tantos outros são nossos heróis, OS HERÓIS DA FÉ, porém, fizeram proezas, tantas coisas extraordinárias que nos inspiram até hoje, porém como diz o Autor de Hebreus: MORRERAM E NÃO ALCANÇARAM as promessas pelas quais viveram... Do que realmente se está falando, neste texto de difícil compreensão?

"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe,  as saudaram e confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra." Hb 11:13

Nos parece que a mesma experiência pela qual Moisés passou, passaram todos os Heróis da Fé. Viram a promessa de longe, chegaram a contempla-la, "a cumprimentaram", mas, não puderam entrar.
No mesmo capítulo fala sobre o Bom Testemunho de Fé que obtiveram, no entanto não conseguiram mesmo assim alcançar tal promessa, (no contexto de Hebreus 3 e 4) entrar no Descanso.
Na visão de Moisés (descrita em Deuteronômio), Não possuíram A Plenitude da Terra que Moisés contemplou do Lugar mais Alto do Cume da Montanha.

PRESENTE, PASSADO, FUTURO E O ETERNO

Na segunda descrição de Moisés acerca do Lugar que Deus  ordenou que ele subisse para ver a Terra, ele diz que deveria subir na Cadeia de Montanhas de Avarim, no Monte Nebo para ver a Terra da Promessa. Se juntarmos então as duas descrições sobre o Lugar teremos uma profunda revelação sobre o que Moisés viu, e o que HOJE temos a oportunidade, não apenas de ver, mas, como Moisés, também de entrar.

A palavra Avar, ou Abar (em hebraico), significa PASSADO, e então AVARIM, ou ABARIM, significa Passados ou Lembranças.
A Montanha onde Deus ordenou que Moisés subisse no Lugar mais Alto do Cume chamava-se Nebo, palavra que deriva de Navi, que significa Profeta. Portanto NEBO quer dizer: Consolo, Visão, Ânimo, Profético. E de lá ele deveria olhar para O Lugar do Descanso...

HOJE, se Ouvirmos a Voz do Eterno, não podemos endurecer o nosso Coração. O HOJE, O AGORA, é a oportunidade de entrarmos no DESCANSO, NA TERRA DA PROMESSA, NO LUGAR DO ENCONTRO com O ETERNO, COM O NOSSO DEUS.

Perdemos o Tempo da Nossa Visitação, da Nossa Oportunidade, porque neste MOMENTO, ou olhamos para o Passado, nos distraímos com as lembranças, ou projetamos um futuro e nos perdemos nos sonhos, de uma Boa Terra onde gostaríamos de viver.

O Passado guarda momentos bons que já se foram. Não retornarão jamais! Momentos difíceis que deveriam ser deixados porque também se foram, porém, muitos não focados no Tempo da Oportunidade que é O AGORA, ficam lembrando dos Bons Tempos, e com eles criando ilusões de como gostariam de viver num futuro, que é apenas uma projeção de nossa perspectiva curta, míope, distorcida pelo afastamento que todos temos de Deus, fruto do pecado que está em todos os seres humanos.
Da mesma forma, quantos feridos, magoados, marcados por lembranças dolorosas e traumas, não conseguem romper com esta cadeia, como que todo o futuro fosse apenas uma nova oportunidade para que aquelas dores voltassem a ocorrer. Quantos se bloqueiam para novos relacionamentos, para conhecer e aprender coisas novas, marcados pelas dores de um passado que deveria ter passado, mas, é trazido como uma cadeia e inviabiliza a possibilidade de contemplar no Lugar mais Alto do Cume da Montanha, O LUGAR DO NOSSO DESCANSO, A TERRA DA NOSSA PROMESSA.

O desejo de conhecer O Futuro, fato que leva tantas pessoas a procurarem encantadores, prognosticadores, mágicos, feiticeiros, pessoas que possam ver o futuro e dizer como serão tais e tais coisas,  (muitos cristãos fazem isto, buscando profetas e pessoas que tenham visões ou palavras). Tudo isso é abominável para Deus, justamente porque vai prender as pessoas e não libertá-las, porque: Saber o Futuro jamais trará Consolo a ninguém! 

Alguém que souber que sua família passará por coisas terríveis, jamais seria consolado em saber de tais coisas, na certeza de que não poderá ajudá-los.
Alguém que souber que sua família viverá momentos maravilhosos, jamais seria consolado por saber que não poderia participar de momentos tão felizes. Não, não há consolo, não há esperança em saber e em se conhecer o futuro.
Muitos ficam projetando então como gostariam de viver, o que gostariam de ter, como gostariam de usufruir dos confortos e dos benefícios de uma vida, com saúde, luxo.
Um Descanso que certamente jamais entrarão, porque não podem garantir que tais coisas ocorrerão daquela forma; se estarão vivos para vivê-las, e principalmente, porque o que os homens imaginam que lhe seria bom e confortável, é uma visão tão pequena como mesquinha é a nossa alma em comparação com a GRANDEZA E O AMOR DE DEUS PARA CONOSCO.

NEBO, O MONTE DA VISÃO

Moisés, sobe no Monte Nebo, O Monte da Profecia, O Monte do Consolo, O Monte da Visão. Sobe no Lugar mais Alto, no Cume mais elevado, muita acima de seu passado, de suas lembranças. Olha mais além do que a Boa Terra que ele tanto desejava entrar. Não olha pra o Futuro! No futuro não há Consolo pra ninguém. Olha pra O Eterno, Olha pra O Reino, Olha pra Deus e contempla o Seu SHABAT, contempla O Seu LUGAR de Encontro, contempla a Sua Terra Prometida!
Muito mais além que você imaginou, mais do que olhar apenas para o Ocidente, Norte e Sul. É olhar também para O ORIENTE!

"Assim como o relâmpago que sai do ORIENTE e se mostra no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem." Mt. 24:27

O Oriente, onde nasce o Sol é uma referência Bíblica ao MASHIACH, lá em Jerusalém no Monte das Oliveiras, que fica ao Oriente do Monte Moriah, é o lugar onde Yeshua (Jesus), vai pisar quando voltar a este Mundo para Reinar.

Muito mais do que passado ou futuro, devemos contemplar mais além, devemos por nossos olhos no ETERNO. Esta posição tem que ser tomada AGORA! No tempo que se chama: HOJE!

Não endureça mais o teu coração!

AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ

Na TANACH (Antigo Testamento, Antigo Pacto), apenas uma única vez aparece escrita a Palavra Fé (EMUNAH), e ainda no texto profético de Habacuque, quando Deus o encoraja a confiar e esperar ainda que demorasse o cumprimento das promessas, porque "o justo da sua fé (EMUNAH) viverá."

O que dizer então dos nossos heróis? Os heróis da Fé? Como já citamos, todos eles viram de longe, contemplaram a Promessa, a saudaram, mas, morreram, sem que vivessem o cumprimento dela (POR ISSO SÃO HERÓIS), a Fé (A Certeza, A Convicção), nasce de uma Semente, esta Semente é YESHUA, O Autor e Consumador da Nossa Fé.
Esta é a Palavra da Fé que pregamos, se em teu coração creres e com a tua boca confessares que Cristo Ressuscitou dentre os mortos serás Salvo. A Chave para a Fé é Jesus (YESHUA HAMASHIACH).

As pessoas podem dizer que creem em muitas coisas, podem até viver uma vida toda de paz e tranquilidade, mas, "ESTA BOA TERRA", é nada! Se for comparada com o que Deus tem para aqueles que O amam, e guardam a Sua Palavra.

Como diz o texto de Hebreus, Josué levou o povo para conquistar a Terra, porém mesmo entrando naquele Lugar, falavam de um Outro Descanso, de um outro Lugar. Pois bem, este outro lugar só pode ser alcançado através do AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA EMUNAH (Fé), a saber: Jesus, YESHUA (repito isso um milhão de vezes até que isso possa entrar em teu coração!).

Assim como Josué levou o povo à conquista, e eles puderam depois disto plantar vinhas e beber de seu fruto, assim como puderam morar em casas boas, e gerar filhos e viver em segurança, O Descanso prometido pelo Eterno, só poderia ser alcançado da maneira que Moisés contemplou, olhando muito mais além do que é humano, natural, contável, mensurável, muito mais do que se possa reter, guardar, transferir... É O ETERNO.

Da mesma maneira, quando Yeshua, operava milagres e maravilhas durante seu ministério terreno, as multidões o seguiam e comiam dos pães que Ele multiplicou, e eram curados e livres de cadeias infernais, porém, esta "BOA TERRA", dos milagres, da provisão, da prosperidade, da sensação de que tudo está bem, são apenas coisas que podem nos ser acrescentadas, quando de fato, contemplamos O REINO, quando O Buscamos com todo o nosso coração. Quando Yeshua foi pra Jerusalém afim de morrer, sendo Ele o Consumador de nossa Fé, a mesma multidão que era beneficiada por seus milagres, e que dias antes gritou: "Bendito é o que vêm em Nome do Eterno" (BARUCH HABA B´SHEM ADONAI), gritou: CRUCIFICA-O!

Infelizmente aquela geração, viu a Boa Terra, entrou nela e experimentou suas delícias, mas, não contemplaram O ETERNO, não viram o MUITO MAIS ALÉM, e o que os impediu de ver e de entrar: INCREDULIDADE!

Hoje, vemos em nossos dias milhares de pessoas indo de religião pra religião, seguindo líderes e outros líderes, indo de igreja em igreja, buscando prosperidade, suprimento, segurança, libertação, restauração de relacionamentos, curas físicas, paz interior, esperança para o "futuro"... Muitos enganados se consolam por alguns meses, anos, com promessas humanas, com todo tipo de engano daqueles que se beneficiam do desejo ardente das pessoas de viverem as Promessas de Deus e de entrarem no seu DESCANSO.

Porém é hora de todos nós voltarmos para a Palavra, a Palavra é uma Pessoa, A TORAH entregue no Monte Sinai a Moisés (MOSHÊ Rabeinu), encarnou-se na pessoa de YESHUA. "Antes era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus"... "E a Palavra fez-se carne e habitou entre nós" (Textos do Evangelho de João).

Amados, HOJE é o dia da Salvação. Hoje é a oportunidade de ir além do futuro. Hoje é a oportunidade do Reino vir até nós, e de nós entrarmos na dimensão do Reino de Deus. "Venha O Teu Reino e seja feita a Tua Vontade, assim na Terra (na minha vida), como nos Céus".

Sobe agora na Cordilheira do teu passado, sobe até o teu passado ter ficado realmente para trás. Sobe no mais Alto Monte desta Cordilheira, O Monte da Visão, e de lá, tira o teu olhar do futuro, confia no Nosso Deus, Ele fará o melhor pra tua vida, lembre-se: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam e são chamados segundo o seu propósito", Olhe para Ele e seus olhos serão iluminados.

É IMPOSSÍVEL VER O ETERNO FACE A FACE E CONTINUAR VIVO

Moisés havia ouvido esta verdade décadas atrás, quando pede para contemplar a Face do Nosso Deus, e agora Deus decreta que ele morreria no Lugar mais Alto do Monte da Visão.
Jesus disse a seus discípulos: "Aquele que quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua  cruz e me siga". Yeshua não está por aí carregando sua cruz ainda hoje, Ele morreu nela! Ele nos mostra o caminho, o dizer não pra nossa vida sem a Direção de Deus é O Único Caminho, que pode nos levar à Eternidade gozando O DESCANSO DO ETERNO. Nosso viver tem de ser Cristo, se não a morte para nós será prejuízo. A Única forma da morte para nós tornar-se LUCRO, como foi pra Moisés, é vivermos HOJE A Vida que Deus nos deu através de Seu Filho Amado.

"SE HOJE, ouvires a Sua Voz, não endureçam o vosso coração como no dia da provação no deserto!"

Ainda há um DESCANSO para o povo de Deus
Qual é a Chave para o DESCANSO?

O SENHOR DO SHABAT, O AUTOR E CONSUMADOR da nossa Fé
YESHUA HAMASHIACH, JESUS O UNGIDO

Como usar esta chave? Fale com suas palavras com sinceridade de coração com O Pai, O Criador do Universo, e diga a Ele que o quer mais do que tudo e que entrega totalmente sua vida em Suas Mãos de Amor. Peça que Ele entre em seu coração e que o guie pelo Caminho Eterno. Confesse que você crê que seus pecados são perdoados, porque Yeshua morreu por você, e que sendo Santo, nunca tendo pecado em toda sua vida, Ele se fez pecado por ti. Diga pra Deus, que você crê que Ele ressuscitou sim, e que vivo está. Não fique na superfície, não queira só os benefícios, deseje ardentemente COMUNHÃO COM ELE! ENTRE NO DESCANSO DO TEU SENHOR!

SHABAT SHALOM, para todos!
(ainda que você leia esta mensagem no domingo, segunda, terça...)

Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

(A foto que postei neste artigo não é do Monte Nebo, é de um Monte onde estive recentemente em Israel. Creio que o local hoje na Jordânia, onde está o Monte Nebo é apenas uma figura do que realmente Deus quer que contemplemos).