segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A CONQUISTA DA TERRA

A Palavra de Deus no chamado de Jeremias, o alertava que primeiro era necessário arrancar, derrubar, destruir e arruinar, mas, depois plantar e edificar. Está impresso em meu espírito há alguns dias a figura de uma balança que fala de equilíbrio, no sentido de fazermos coisas importantes, sem deixar outras que são tão importantes quanto, ou aparentemente menos importantes.

Quando pensamos na conquista de uma terra, inicialmente imaginamos uma brigada de infantaria chegando com tanques de guerra e canhões, para por abaixo tudo o que estiver pelo caminho. Pensamos às vezes que a hora em que o inimigo se rende, erguendo as mãos acima de suas cabeças, é a hora da conquista, mas, não é! Vivemos até então só a primeira parte da Conquista.

A Conquista é verdadeira quando os destroços são removidos, a terra é arada e cultivada e se pode colher dela. A Conquista só se dá quando casas forem edificadas neste terra, quando filhos começarem a ser gerados, quando o comércio se der em paz e as pessoas já sonharem com os anos futuros, com a educação dos filhos e com o seu próprio envelhecimento.

Nossa meta neste ano é tornar-se uma IGREJA CAPACITADORA, local em que as pessoas possam chegar para ter verdadeiramente um encontro com Jesus.

Não há Transformação em nenhum nível, se não for por um Encontro pessoal com Deus. Não há métodos, teoremas, experiências, serviço, boas ações que possam gerar este fruto.

Conversão, Transformação só se dá se as pessoas conhecerem ao Senhor Jesus Cristo, e permitirem que O Seu Espírito entre em seus corações.

Quando estas pessoas de fato tiverem um encontro com Deus, precisarão ser ajudadas como nós hoje, a se desvencilharem de traumas, deformações, dificuldades, crises, problemas emocionais e familiares que são fruto de uma vida inteira sem Deus. Precisamos com seriedade cuidar disto em nossa vida pessoal e no auxílio de outras vidas.

Com a mesma atenção nas áreas que as pessoas precisam de ajuda, precisamos ter os olhos abertos para os dons e talentos que Deus fez ou deu à cada uma destas pessoas. Não podemos nos esquecer, que falamos com pessoas que foram escolhidas por Deus ainda quando estavam no ventre materno, pessoas que receberam um Chamado de Deus, ainda que não tivessem percebido até então. Pessoas que possuem muitos dons e talentos, gente que foi trazida por Deus para o nosso convívio afim de que pudéssemos ajudá-las, e para que elas pudessem nos ajudar na Edificação do Corpo de Cristo. Se não olharmos para os DOIS LADOS DESTA BALANÇA teremos deformações, insatisfações, obras inacabadas, frustrações e decepções.

O Chamado para conquistar e conduzir o povo, não é para um líder qualquer de forma específica, mas, para todo cristão nascido de novo, porque atrás dele, há inúmeras pessoas de seus relacionamentos, que poderão ser alcançadas através de sua vida. Cada um de nós deve observar seus próprios talentos, seu chamado, o lugar do Corpo de Cristo onde fomos colocados e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, tanto para que cada vez mais pareçamos com Cristo, quanto para que possamos servir a outras pessoas que da mesma forma estão buscando O Senhor e Sua Vida Abundante.

Assim como um cozinheiro não faz primeiro o arroz, para depois fazer o feijão e por fim um assado, mas, acaba fazendo "tudo ao mesmo tempo", no corpo humano, a respiração não pára enquanto alguém se alimenta; e a digestão não pára enquanto assistimos televisão; ou o fígado deixa de purificar o sangue enquanto tomamos banho. Cada membro, na sua função faz o que lhe cabe, tudo ao mesmo tempo, porém organizadamente comandado pela mente.

Como diz a Bíblia em Neemias, na Reedificação dos muros as pessoas tinham uma mão na espada e a outra na pá de pedreiro. Temos que ao mesmo tempo cuidar de nossa vida espiritual e ajudar as pessoas a curar suas deformações e livrar-se de todo o mal, como aplicar nossos talentos para ajudar outras pessoas a usarem os seus talentos que O Aba nos deu graciosa e liberalmente.

Conquistar a Terra que está diante de nós, não é em primeiro lugar conquistar coisas naturais, números, melhorar estatísticas, mas, todos (CADA UM DE NÓS), indistintamente estarmos desenvolvendo um relacionamento mais profundo com Deus, estarmos vencendo situações de pecado, de prisões, de problemas emocionais, conjugais, familiares, financeiros, e ao mesmo tempo, nos preocuparmos com as outras pessoas que nos cercam afim de que possamos ajudá-las nas mesmas áreas. Cada um de nós querendo melhorar em Cristo e sendo transformados por Ele, teremos através de tantos talentos que nos foram dados, condições de auxiliar muitas outras pessoas que se achegarem a nós. Sabendo que muitos estão se empenhando por nós com uma multidão de talentos, e nós empregando o que temos (já que estamos progredindo), poderemos ver de fato a Igreja de Cristo sendo Edificada, e nós os Santos, aperfeiçoados (CAPACITADOS – colocados no lugar certo), para a obra do Ministério de Cristo.

São nestes termos que creio Jesus ter dito: "Buscai em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua Justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas". Quero O Reino e a Justiça de Deus em minha vida, e as demais coisas serão acrescentadas, assim como eu quero o mesmo na vida de meus irmãos e me disponho para isso!


Vamos para o Céu, e vamos levar uma multidão conosco!

Amor,
Paulo de Tarso.

Um comentário:

pedro, guil e familia disse...

Temos que nos lembrar:

Se estamos conquistando a terra é porque já estamos nela.

O tempo de deserto já passou, o tempo de maná também passou.

Estamos em uma terra que mana leite e mel, vamos derrubar os gigantes e desfrutar do que já é nosso.