sábado, 24 de setembro de 2011

Feliz é o povo que ouve o Teruá - Sl. 89:15


"ASHREI HAAM IODÊI TERUAH" Salmo - 89:15

Feliz, (bem-aventurado, abençoado), é o povo, que conhece (ouve), o Teruá, (o toque choroso e picado, que chama o povo ao arrependimento, que chama o povo de volta para Deus).
(Tradução e interpretação - Paulo de Tarso Fernandes).

Nossas traduções em português, deste versículo, certamente produzidas com esmero e dedicação por seus tradutores, não conseguem contemplar nem de longe, o que O Nosso Deus, através deste Salmo quer revelar a nós seu povo. Porque? A Bíblia está errada? Claro que não! Mas, as traduções, dependem da interpretação, da revelação que seus intérpretes possuem, para que em muitas línguas, possam expressar a Vontade de Deus.

 Vivemos inquestionavelmente hoje, um tempo de profundas reveleções, do nosso Deus, de palavras seladas desde muito tempo atrás, para os tempos do fim...

Sim, os tempos do fim. Estamos ouvindo tantas notícias, que nos alarmam, sobre os terremotos, tsunamis, cometas, planetas, guerras, fome, destruição, doenças, pecados que realmente parece que estamos às vésperas do cumprimento de todas as profecias bíblicas, a respeito da implantação do Reino do Nosso Rei - YESHUA HAMASHIACH. Aleluia! BARUCH HABAH BESHEM ADONAI (Bendito é o que vem no Nome do Eterno)... MARANATÁ!!!

Mas, o que de fato podemos e devemos fazer? Se todas estas coisas, estão no controle do Nosso Deus, estão sob sua exclusiva autoridade, e realmente podemos nos deparar com isso nesta semana, na próxima, ou nos próximos anos, nós não sabemos... O que Deus espera que façamos hoje?

Exatamente a um ano atrás, minha esposa, Karla, estava internada pois havia dado à Luz, ao nosso segundo filho Boaz, e ele teve complicações no parto e precisou ficar internado na UTI, durante alguns dias. No sábado de 2010 de 18 de Setembro (meu filho tinha dois dias de vida), era o dia de YOM KIPUR, dia da Cobertura do Sangue (dia da Expiação), e havia uma programação em nossa igreja, para que desde as 6:00 estivéssemos reunidos para um tempo de arrependimento diante de Deus... Porque lembro de tantos detalhes? Só por conta do que ocorria com meu filho? Não! Naquele dia, Deus, mudou a história de nossa igreja!

Eu pude ficar pouco tempo, mas, lá pelas tantas, depois de muito choro, e palavras de quebrantamento, o líder de nosso ministério de Adoração, o profeta Jonas de Sousa, tomou o microfone, e depois de estar vivendo uma das maiores crises de sua vida, por quase perder sua visão devido ao descolamento da retina (algo realmente muito grave onde Deus operou um milagre que até hoje nos emociona), começou a dizer, que não suportava mais viver uma vida medíocre diante de Deus, e que na verdade estava longe do padrão celestial que O Todo Poderoso espera de nós. 

Bem, um ano depois podemos dizer que aquilo abalou a todos nós... Vemos um avivamento, talvez não nos padrões que esperamos com milhares de pessoas chegando, ou manifestações de euforia espiritual, mas, com certeza todos nós enfrentando lutas por certo, temos nos achegado mais a Deus, temos sido confrontados e temos conseguido mudar, nos arrependendo de uma vida medíocre na Presença de Deus, e estamos muito unidos. Muitas pessoas chegaram sim em nosso meio, outras, converteram-se, mas, uma coisa é certa... todos temos aprendido a ouvir o chamado de Deus para mais perto da Sua Presença Santa.

O 1º dia do sétimo mês (É ISSO O QUE A BÍBLIA DIZ), era uma SANTA CONVOCAÇÃO, uma MIKRÁ KODESH. Esta palavra Mikrá pode ser usada para Congregação, Convocação, Ensaio, Preparação, e este dia aponta para um Shabat. Que  Shabat? O SHABAT (Descanso do Eterno), O Lugar do Encontro, O Reino do Nosso Deus e do seu MASHIACH, neste Mundo. Céus e Terra novamente juntos (em Cristo, e nós Nele), reinando com Ele, a sua Igreja, sobre todas as nações da Terra.

O Livro de Joel, embora não fale das Festas, profetiza sobre um tempo (também profetizado pelas Festas, que são ensaios para este momento terrível que O Mundo passará), em que pela necessidade, pelo medo, pela dor, pela destruição coletiva, pelo total desespero, os Sacerdotes de Deus, os Pastores do Rebanho, ouvirão o Shofar, talvez não o sonido de um instrumento de chifre de carneiro, mas, os gritos de um Mundo em total cataclisma fruto do total afastamento do seu Criador.
Neste tempo, até os recém casados, sairão das núpcias, até as crianças talvez tenham de jejuar, não por um rito, ou uma ordem de Deus, mas, porque não haverá comida, não haverá empregos, não haverá crédito, não haverá fast-foods, nem supermercados abertos, não haverá dinheiro, não haverá amigos nem "casas de parentes", talvez nesta hora, todos tenham que chorar, e gritar e clamar... Talvez nesta hora, os sacerdotes, clamem não porque está escrito, mas, porque não haverá outra coisa a fazer.

O chamado de Deus hoje é: Arrependa-se!
O chamado de Deus hoje é: Isso é um ensaio, uma preparação, uma profecia, um sinal...
O chamado de Deus hoje é: Ouça! Ouvir está ligado a obedecer...

"Se ouvires a Minha Voz e atentamente obedeceres os meus mandamentos que hoje lhes dou, então..."

Podemos ouvir, como que celebrando uma Festa, um rito, uma comemoração, um dia especial para que chamemos pessoas para a nossa Igreja, ou ...

Podemos entender, que assim como no tempo do deserto, à caminho para a Terra Prometida, a SHECHINÁ se movia, um toque especial era ouvido por todo o acampamento, toda a nação ouvia O TERUÁ. O Toque picado, choroso, o toque que chama o povo ao arrependimento é o mesmo toque, que punha o povo em pé, para desapegarem-se da vida com a qual tinham se habituado no deserto, para seguirem a Nuvem (Talvez agora para dentro da Terra da Promessa). Nunca saberemos aonde a SHECHINÁ nos levará, mas, uma certeza nós temos: um dia estaremos lá no Monte Santo do Eterno, Diante do Trono de Deus e do Cordeiro. Importa a nós hoje que Ouvindo O Shofar, nos movamos!

Ouvindo o Shofar, cumpramos o Salmo 89:15 que diz, que Feliz é o Povo que ouve (que conhece), este Toque, este Chamado, este Cuidado de Deus para com seus filhos.

Mais, um ensaio, mais um ano, mais um tempo, mais uma oportunidade!

Nesta quarta-feira, estarei com minha família, com meus amigos para ouvir o som do Shofar, e para dizer: Deus perdoa os nossos pecados. Deus a nós está o corar de vergonha, ao Senhor no entanto, a Honra, a Glória, a Majestade, a Sabedoria, as Riquezas, o Poder e O REINO.

MARANATÁ!
VEM O SENHOR!

Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem













Um comentário:

Tributai disse...

Maranata, ora vem Senhor Jesus!E por estar chegando o fim, sabemos que neste tempo a igreja se levantará como nunca antes na história da humanidade, a tão esperada gloriosa manifestação dos filhos! Que privilégio de participar deste tempo, em que seremos livres!!