sexta-feira, 30 de abril de 2010

Série - Shavuot (Pentecostes) Maio/2010



Mais doce do


que o mel


É a tua palavra


Cercado das mais variadas versões contemporâneas da Bíblia Sagrada, Bíblias de estudo, Bíblias antigas cheias de anotações (minhas e de meu pai), chaves bíblicas e concordâncias bíblicas, dicionários bíblicos, além das bíblias eletrônicas com várias versões em inglês, espanhol, traduções do Antigo Testamento em grego, além do Novo Testamento, traduções do Novo Testamento em hebraico além da TANACH..., é assim que eu passo a maior parte do meu tempo estudando, mergulhado na riqueza da Palavra de Deus, nesta grande mesa farta que estes dois mil anos de Evangelho, a liberdade religiosa que temos vivido e a tecnologia de ponta dos nossos dias têm colocado diante de nós.


No entanto eu ainda choro quando leio a Bíblia, me surpreendo por achar um determinado texto que parece nunca ter visto antes, e me inspiro percebendo que a cada dia a Palavra de Deus se revela a nós de forma nova e viva.


Cinquenta dias depois de terem saído do Egito e da casa da servidão, estão lá no mesmo monte onde anos atrás O Eterno falou a Moisés: "Diga a faraó: כה־אמר יהוה אלהי ישׂראל שׁלח את־עמי – Assim diz יהוה (O ETERNO) Deus de Israel deixa o meu povo ir..." Quanta coisa inesquecível de lá para cá: A vara de Moisés e os sinais, os livramentos para o povo de Deus, as riquezas dos egípcios que lhes foram dadas, o Mar Vermelho que se abriu e depois engoliu os exércitos de faraó, o Maná, a água da Rocha, agora uma ordem de santificação e de repente, depois de uma vigília inteira, estavam lá toda a multidão dos filhos de Israel cercando o Monte Sinai até que na manhã daquele quinquagésimo dia... O monte Sinai inteiro tremia e no seu topo, fogo e trovões e relâmpagos e som do Shofarim, ante aquela visão terrível, Moisés depois de advertir o povo sobe ao Monte e Deus lhe destila como orvalho suas Palavras que são escritas por Moisés e depois compartilhadas com todo o povo. Dias depois Moisés acompanhado de 70 anciãos de Israel, sobe novamente e todos têm uma visão do Trono de Deus e então mais uma vez, Moisés vai além, até a Nuvem de onde Deus lhe falava e lá O ETERNO, entrega a Moisés as suas Palavras escritas em tábuas feitas de pedra.

A primeira grande razão pela qual celebraremos esta Festa de SHAVUOT – Pentecostes é pela Gratidão ao Nosso Deus e Pai, por sua Palavra que nos foi outorgada. Escravos não possuem leis, e nem constituição, mas, nós somos livres. Quem nos libertou? A PALAVRA, A Palavra que foi entregue a Moisés em tábuas de pedra, mas, se fez carne e habitou entre nós. Nas palavras de João um dos cento e vinte que se reuniram no Lugar Alto, desde que Jesus voltara aos céus, celebrou com todos os outros a Festa de Shavuot naquele ano de uma forma mais especial do que todas as outras, porque ele entendeu que no Princípio era a Palavra, a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus, e a Palavra se fez carne e habitou entre nós! Aleluia!!!


Leia a Palavra, medite na Palavra, cante a Palavra, ore da Palavra, mergulhe na Palavra, se lave pela Palavra, se alimente com a Palavra, seja abençoado e abençoe através da Palavra, se revista da Palavra, guerreie com a Palavra, gere pela Palavra, viva a Palavra.

A PALAVRA é uma pessoa, a saber: YESHUA HAMASHIACH - Jesus, O Cristo!

Logo depois da morte de Moisés, Josué ordena que os sacerdotes levem a Arca da Aliança à frente do povo numa distância de cerca de 900 metros. Todo o povo devia seguir então a Arca, e através disto entraram pelo rio Jordão que se abriu na Terra da Promessa. Não se desviaram da Palavra nem para a direita e nem para a esquerda e Deus prostrou todos os inimigos sob os seus pés. Dentro da Arca estavam: Um pote com Maná (o pão que veio do céu), a vara de Arão que florescerá (a ressurreição e a vida), e uma cópia das Palavras que Deus outorgou a Moisés no Monte Sinai. Jesus é representado por todas estas coisas: Ele é O Pão que veio do Céu, Ele é a ressurreição e a vida e Ele é a Palavra de Deus, portanto assim como seguiram a Arca e por não se desviarem puderam conquistar, hoje é dia de reconciliação com Deus e com A Sua Vontade, expressa em sua Palavra.

Voltemos ao Caminho, voltemos à Verdade, voltemos à Vida, voltemos à Palavra! Fora os falsos deuses, fora os falsos profetas, fora o falso evangelho, fora toda doutrina de demônios, fora todo o humanismo, fora!

O Espírito que vivifica a Palavra, vivificará a PALAVRA DE DEUS! A Palavra que vier de Deus, a Palavra que glorificar a Deus, porque provém Dele.

Que a Bênção do Eterno te alcance e que você não se envolva com a religião achando que esta é uma Festa Judaica, mas, que seja Livre pela Palavra de Deus e descubra porque o nosso coração se enche de júblio, ante a chance de adorarmos o Único Deus que existe, a quem chamamos de Pai, e que nos amou de tal maneira a ponto de nos dar o seu próprio filho, para morrer em nosso lugar, para que pudéssemos celebrar a Glória devida ao Seu Maravilhoso Nome.

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca. (Psa 119:103)

Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário: