terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Olhando para frente - Renato Brandão




Olhando para frente


Renato Brandão – 19.12.2010
Igreja Apostólica Betlehem
Rua Bom Pastor, 1140 – Ipiranga – SP
www.betlehem.com.
br



Tópicos


1. Todos podem fazer

2. Diferentes perfis

3. Fé

4. Galeria dos heróis da fé

5. Promessas e recompensas

6. Paixão pelo que fazemos

7. Semelhantes a Deus



Descritivo resumido


Vivemos em um mundo onde todos são diferentes em algo, é impossível encontrar dois indivíduos idênticos fisicamente, na maneira de andar, na forma de agir ou pensar. Sempre alguma coisa vai nos diferenciar.

No nosso meio sempre existirá pessoas que são sonhadoras ou planejadoras, outras controladoras ou organizadoras e as operacionais. Isto é normal e extremamente necessário, pois caso contrário o que seria do mundo se só existissem os sonhadores?

Normalmente os sonhadores são os primeiros a aparecerem, porque são eles que buscam as inovações ou iniciam os processos de mudanças. Pessoas com este perfil sempre precisam ter ao seu lado pessoas que conseguem estruturar os processos administrar os trabalhos e resultados.

Os dois perfis anteriores não funcionam sem as pessoas que realmente colocam a mão na massa, aqueles que fazem os trabalhos acontecerem. Este tipo de individuo ele tem a facilidade de começar e terminar diferentes atividades em diversas áreas.

Nenhum destes perfis é mais ou menos importante, a sequência descrita apresenta a escassez dos perfis.

Deus usará cada um em sua forma de ser e de se apresentar para o trabalho, por isso a importância da disposição é fundamental.

Já discutimos algumas vezes o conceito de fé em nosso meio, nunca é demais falarmos novamente.

Perseverança até o final é a marca daqueles que conhecem a Cristo. Jesus disse em Ap 2:10 “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”.

Esta coroa é aquela mesma que não merecemos, por causa de nossas falhas e pecados, e o único digno de recebê-la é o próprio Jesus, por ter cumprido tudo o que o Pai lhe propôs e Ele aceitou por nossa causa.

A marca da paixão por Jesus deve ser presente todos os dias em nossas vidas. É só por Ele e para Ele que deveremos nos reportar um dia. Não sabemos ao certo esta data, mesmo porque não compete a nós o controle dos tempos, como já dito por Jesus.

Leitura Hb 11:1-3 (exemplos de fé).

Este capítulo é a “galeria da fama” dos heróis da fé, pois mesmo sem terem conhecido e visto Jesus, viveram para adicionar esperança à nossa fé. Eles viveram de forma que não puderam usufruir na Terra o que esperavam, mas a certeza destas promessas queimava dentro deles.

Muitas promessas nos são feitas durante uma vida, mas quantas delas temos certeza que vêm de Deus? Não é fácil distinguir, mas se estivermos conectados com o Espírito Santo isto fica muito mais fácil. Ele é nosso amigo fiel e verdadeiro, não quer virar as costas nem mesmo quando erramos algumas vezes Ele precisa se apartar de nós, porque Ele não pode dividir o mesmo espaço com o pecado, mas é certo que Jesus só espera o nosso pedido de perdão e arrependimento para se colocar novamente ao nosso lado.

Moisés sabia que era peregrino e estrangeiro na terra (Ler Hb 11:13). Ele compreendeu a natureza transitória da sua peregrinação e esperou pela recompensa de Deus mais além. Junto com Enoque, Noé, Abrão, Sara, Isaque, Jacó, José, Josué, Raabe, Gideão e muitos outros.

Moisés percebeu que não receberia neste mundo o que lhe tinha sido proposto (Ler Hb 11:39).

José é um exemplo de homem que nunca desistia de ser excelente, em todo lugar que foi colocado ele foi reconhecido como muito melhor que bom, ele era excelente. Desde a casa do faraó e a prisão, chegando a ser governador do Egito, mesmo sendo estrangeiro.

Para sermos pessoas cuja visão da vida seja compatível com os propósitos de Deus, precisamos desenvolver uma paixão pelas coisas que Deus considera importante. Nossa fé precisa ser caracterizada pela “certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Não da para deixar de lado as evidencias que as pessoas são motivadas por recompensas, e Deus entende isto, pois foi Ele que nos fez assim. A Bíblia esta repleta de promessas sobre as recompensas que Deus entregará para aqueles que os seguem.

Uma visão bíblica é formada pelas promessas, pelos exemplos e pela pessoa de Deus, e esses aspectos nos dão estabilidade e foco para a ação. As incertezas deste mundo pode muitas vezes nos entristecer, mas temos que ser seguros que temos onde nos apoiar, pois estamos em constante transformação e aprendizado. Sem a fé em Jesus não somos nada e nossa esperança é nula.

Quantos dos personagens deste texto de Hebreus encontram-se desta forma. Diversas vezes questionaram a Deus, erraram, consertaram-se, fizeram grandes obras, alcançaram objetivos e vitórias. A vida de todos eles foi uma mistura de acertos e erros, mas a Bíblia nos diz e garante que finalmente eles foram inabaláveis na fé, e desta forma foram lembrados por Jesus no dia em que Ele saqueou o inferno e trouxe com Ele a chave da vida e da morte.

Quantas pessoas conhecem ou já encontraram o que esperam em Cristo pelo seu destino eterno e mesmo assim esperam e buscam por tudo o mais neste mundo?

Com que freqüência nos parecemos com elas?

Como podemos nos apropriar da visão de Deus para nossas vidas, e como essa visão influencia seu chamado, sua carreira, seus estudos, sua família e seus objetivos?

Participar da corrida da vida exige condicionamento de atleta espiritual e a visão afinada com o Senhor. Nós, seguidores de Jesus precisamos primeiro nos livrar de qualquer problema e pecado que nos atrapalhem e diminuam nossa velocidade, para assim podermos focar nossa atenção em Jesus.

Ele correu a corrida da fé antes de nós e vai levar até a linha de chegada aqueles que crêem nele para a salvação.

As promessas do Senhor são maravilhosas (Ler Je 29:11-14). Deus não é mesquinho e nos recompensa com “doces” quando fazemos coisas certas e boas, mas Ele é coerente e nos ama acima de tudo, fomos criados segundo sua semelhança.

Você é parecido com Deus, já pensou nisto? Existe algo em você que é igual a Deus.

Jesus é a porta perfeita por onde devemos passar, é por onde podemos buscar a vida e a vida plena e eterna (Ler Jo 10:7-10).

Muitas coisas são importantes para nos levar ao alvo, mas umas delas são muito importantes, a paixão e a disposição com que nos empenhamos para fazer.

Procure dentro da igreja um líder de ministério e coloque-se a disposição para o trabalho. Deus te usará da forma que Ele te fez, certamente você tem alguma habilidade que poderá ser juntada a sua disposição e terá grande valor para o Corpo de Cristo.



Ferramentas


Espero que esta ministração tenha te apresentado coisas novas ou tratado de assuntos que você já conheça e que são importantes para você, assim como aconteceu comigo durante a preparação do conteúdo.

Você não tem a obrigação de reportar a ninguém suas respostas, mas se sentir vontade procure alguém e converse.

Deixe o Espírito Santo de Deus tocar seu coração e sincronizar suas idéias com as de outras pessoas gerando atitudes e discussões para melhorar o que Deus já te entregou. Desta forma acredito que a edificação será muito mais sólida e duradoura.

Utilize-se de todas ou ao menos algumas das perguntas e afirmações abaixo como ponto de partida para conversas que serão usadas para os propósitos de Deus.


a. Anote a descoberta pessoal e chave que Deus te revelou nesta mensagem.

b. Onde sua fé esta atracada hoje?
c. Liste três promessas pessoais que Deus já te entregou e se cumpriram.

d. Liste três promessas pessoais que Deus já te entregou e ainda não se cumpriram.

e. Quais são suas aptidões que podem ser usadas na igreja hoje.

f. Você trabalha ativamente em algum ministério hoje? (Sim) Qual (is)? (Não) Porque não?
g. Caso você tenha respondido não na questão anterior, você tem disposição e quer se envolver em algum trabalho na igreja?

(Sim) Então procure um dos ministros de sua igreja para saber como você pode ser envolvido nos trabalhos.

(Não) Então continue orando para que Deus te direcione e te mostre onde você pode ser útil com seus talentos.

h. Veja dez motivações relacionadas à paixão por Deus e pela sua obra para te inspirar, são somente exemplos e podem ser usados ou não, mas é importante cada buscar suas próprias motivações em Cristo.

• Apaixone os que estão à sua volta.
• Quando for chamado vá à frente e não faça de conta.
• Certifique-se de que a paixão não se perca ou se contamine.
• Seja mordomo dos bens de Deus.
• Confie que Deus proporcionará os resultados.
• Use a paixão como combustível.
• Busque andar com pessoas que o completem.
• Não confunda confidentes, eleitores e camaradas.
• Deixe que as pessoas entendam você.
• Permaneça apaixonado mesmo entre as batalhas.

Nenhum comentário: