sexta-feira, 31 de agosto de 2012

YOM TERUAH - Feliz é o povo que ouve o Teruah



"Feliz é o povo que ouve o Teruah" - Salmo 89:15a


Em nossas traduções da Bíblia para o português, dificilmente poderíamos entender o sentido que o salmista quis despertar, com estas palavras, aparentemente desconhecidas para nós, porque estamos tão longe do contexto cultural do Reino de Deus, e cada vez mais envolvidos numa cultura pagã, politeísta, e absolutamente distante dos valores estabelecidos por Deus... Mas, Ele está nos chamando de volta! 10.

O Judaísmo afastou-se de Deus, como o Cristianismo. O primeiro já vinha ferido de morte desde a volta da Babilônia, quando tomaram a língua dos caldeus, e a cultura de Nabucodonosor deu os nomes para os meses (ainda hoje), e o início do ano, deixou de ser o mês do Pêssach e passou a ser o ROSH HASHANAH, escondendo o real sentido de que Deus está nos chamando de volta! 9.

O Judaísmo afastou-se de Deus, como o Cristianismo. O primeiro buscando em Daniel e nas orações que fazia três vezes por dia (durante o cativeiro), uma solução para a ausência do Templo, pela segunda vez destruído, (agora pelos romanos), e criaram um sistema religioso, onde o sacrifício de sangue, (a base do culto desde que Abel ofereceu sua oferta a Deus), foi desprezado simplesmente porque desprezaram o Sacrifício perfeito de Deus (YESHUA - Jesus). Por isso ainda hoje oferecem ao Eterno, o que querem como fez Caim e não o que Deus gostaria, como fez Abel, mas Deus está nos chamando de volta! 8.

O Cristianismo afastou-se de Deus, como o Judaísmo. O que era um movimento impulsionado pelo Espírito, institucionalizou-se em Roma, com o apoio do Estado e do César, e trocou a Proteção e a Direção de Deus, pela simpatia política, pelos prazeres de uma vida segundo os padrões do mundo, e a CHAI (VIDA), foi escrita em Grego (ZOE), e as pessoas não entenderam que isso era uma forma do Mundo conhecer o Amor do Deus Altíssimo, e acostumou-se e desejou uma vida Absolutamente nos padrões das paixões deste mundo ao estilo grego em que os deuses e os homens gozavam dos prazeres da carne e isso O Deus Santo e Único, continua chamando de abominação e de obras da carne, mas, Deus está nos chamando de volta! 7.

O Cristianismo afastou-se de Deus como o Judaísmo. As datas, estabelecidas como Lugares ou tempos de encontros, foram absolutamente esquecidos, pela mistura com a cultura de Roma e os deuses gregos e seu pensamento humanista vindo do Príncipe de Grécia. Zeus, Apólo, Artemis, e todo o panteão grego ganhou espaço entre o culto cristão, com nomes de derivação bíblica, como Deus, Jesus, Maria, Pedro... Agora a Festa de Cronos, o pai dos deuses gregos, chamado de Saturnália, passou a ser também celebrado como O Natal, pelos cristãos, que pouco se importaram se Jesus nasceu ou não nasceu nesta data. É importante sermos simpáticos ao mundo, para que possamos ser aceitos por eles, mas, Deus está nos chamado de volta! 6.

Deus nunca desistiu de seu povo e de seus sonhos. Sempre houve e sempre haverá um remanescente fiel, e nestes dois mil anos, de geração em geração o Evangelho tem sido pregado, e a Igreja tem sido restaurada, os judeus tem sido preservados, e o zelo por Deus tem sido ensinado. O Evangelho que nos foi pregado, contaminado pela idolatria, pelo humanismo, constantemente foi sendo tratado por ondas de avivamento, de revelações e os reformistas, os puritanos, os movimentos de oração, de evangelismo, de reavivamentos espirituais vêm por gerações despertando a Igreja, Deus está nos chamando de volta! 5.

Temos sofrido com o que se chamou de "Teologia da Prosperidade", mais do mesmo, da influência pagã em nosso meio, de algo que nasceu genuíno de Deus, que foi o movimento de Fé, para uma busca de uma Vida com prazeres neste mundo, desconsiderando que "o viver" Cristo, é que pode gerar lucro na morte, ante a brevidade de nossa vida, mas, Deus está nos chamando de volta! 4.

Os movimentos pentecostais, com muitas manifestações, com pouca profundidade na Palavra, geraram pessoas místicas, desinteressadas pela Verdade da Palavra, pelo resgate dos princípios da Palavra, do Deus Vivo revelado em Sua Palavra, e conseguiram reverter o termo RELIGIOSIDADE. Religioso, tornou-se quem zela pelas coisas de Deus. Terem colocado Deus numa agenda, num cronograma, num programa de estudo, ou de leitura, num culto de duas horas, (para que ninguém se enfade), com roupas da moda, para que seja simpático, revelou-se o Cristianismo Contemporâneo e por isso o que deve ser imitado por todos, mas, Deus está nos chamando de volta! 3.

A restauração dos ministérios do Cordeiro, o Fluir de uma grande onda de Intercessão, Adoração, a preocupação com os necessitados, foi patenteado, e se vende os Modelos e muitos dizem que estamos fora da Visão, se não estamos dentro da Visão (de alguns líderes midiáticos), mas, Deus está nos chamando de volta! 2.

Redescobriram a Israel e as Festas Bíblicas, e descobriram o Shofar e os Talits, e as expressões judaicas, e descobriram que grande fonte de lucro e diversão é ir para Israel, e levar pessoas para mergulharem na Cultura Bíblica... Qual cultura?
Muitos passaram a usar expressões como Yeshua, e até cantam músicas, e continuam dizendo que nós (igreja), somos o Israel de Deus. (A velha teologia da substituição). 
Muitos quererem celebrar a Festa de Tabernáculos, e questionam como celebrar? O que fazer? O que e aonde comprar? rssss

Amam tudo de Israel, mas, não amam o povo. Aqueles que O Eterno ama. Querem os benefícios da Moda, mas, não o trabalho de  ganhar o respeito, de participar das lutas e defender as causas, que não são deles.... SÃO NOSSAS! Deus está nos chamando de volta! 1.

Agora a próxima Copa do Mundo e a próxima Olimpíada serão no Brasil. O mundo está olhando para nós. Vamos aqui nesta terra, fruto de tantas palavras proféticas, levantar semi-deuses? Neymar, Ganso, Lucas, podem ser os nossos canditados... Os deuses do Olímpo virão para cá, receberemos a Tocha do Olimpo, e então eles serão adorados, em cada pódium quando um filho dos deuses, alguém além da normalidade bater recordes e alcançar o inesperado? Filmes como "Os Imortais", "A furia de Titãs I e II", os "X-Man", "os Vingadores", "O Super-man", "Diana, A Mulher Maravilha", são mais do mesmo, Os filhos de Deus que coabitaram com as filhas dos homens, e que banidos por Deus para as profundezas do Inferno, são revitalizados, honrados, amados, cultuados, por nós, porque a Cultura onde estamos inseridos não é a de Deus, mas, a do Mundo, mas, Deus está nos chamando de volta! 

Já não bastasse, "O Sítio do Pica-pau amarelo", com o preto-velho, o Leviatã, os erês (sacis), e tudo mais... Temos importado no mundo globalizado, as fadas e doendes da Irlanda, a bruxaria americana, a influência dos demônios nos Maias, todo o sistema de feitiçaria africana, o sincretismo europeu, o espiritismo oriental e achamos que somos cidadãos do século XXI antenados... Mas, Deus está nos chamado de volta! TU TU TU TU TU TU TU TU TU 

Quando o Shofar era tocado no acampamento no meio do deserto. Quando o TERUAH, O toque choroso e picado... era ouvido, todos deviam desmontar suas Cabanas, porque a Nuvem da Presença de Deus estava se movendo. 
Rapidamente, enquanto os Levitas e Sacerdotes desmontavam o Santuário de Deus e se preparavam para transportar A Arca da Aliança, A Menorah, O Altar do Incenso, todos, deveriam desarmar suas "vidas", sua comodidade, seu apego, para seguirem a Presença de Deus.

Eles nunca sabiam se era desta vez, que a Nuvem que estava se movendo os levaria para possuírem a Terra Prometida, ou se logo mais adiante acampariam de novo. Nós nunca saberemos! Uma coisa é certa, quem ficar para trás morre.

A Única coisa certa, é Deus. A certeza é que nada pode nos separar do seu amor. A nossa vida, a nossa casa, o nosso patrimônio, o nosso trabalho, os nossos planos, as nossas conquistas, todas foram edificadas no terreno arenoso do deserto, e a qualquer momento, seja por morte, desemprego, crises internacionais, acidentes climáticos, por qualquer coisa destas, pode simplesmente se desfazer... No entanto a Segurança de pertencer a Deus, de ser a menina dos seus olhos, de saber que onde a Nuvem parar, ali, será a minha casa, ali será a minha segurança, porque vivemos para Ele e para sua Glória é toda a segurança que precisamos e a única que é real.

Ouça o Shofar! Feliz, Bem-aventurado, Alegre é o povo que ouve DEUS nos chamando para perto Dele.


OUÇA O TOQUE DO SHOFAR - CLIQUE NA FIGURA ABAIXO:





Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem



Um comentário:

Mário disse...

Valeu, sou evangélico da Assembleia de Deus e concordo em ouvir o shofar e comemorar o Hosh Hashaná. Que bom que existem igrejas que pensam assim.