domingo, 20 de dezembro de 2009

CHANUKÁ (DEDICAÇÃO) - CONSAGRAÇÃO e INAUGURAÇÃO


CONSAGRAÇÃO E INAUGURAÇÃO

A raíz da palavra Chanuká é Chanak, que é usada tanto para se dedicar, consagrar, separar algo, como também para indicar uma inauguração, algo que a partir daquele momento estará sendo utilizado dentro do seu propósito inicial.

Podemos ver esta palavra sendo usada em Num. 7:10 - na Dedicação e Inauguração do Altar para Deus no Tabernáculo de Moisés, da mesma forma em II Cr. 7:9 - Há uma Dedicação (Consagração), e ao mesmo tempo a Inauguração do Altar do Templo que Salomão constrói ao Nosso Deus. Nas duas passagens percebemos que há uma entrega, uma oferta que é apresentada a Deus, neste momento de Consagração e Inauguração.

Semelhantemente, O Templo de Salomão foi também Consagrado e Inaugurado (I Re. 8:63) e depois da destruição deste Templo por Nabucudonozor, e de sua reconstrução, vemos a Dedicação da Segunda Casa ao Nosso Deus (Esdras 6:17), ainda que em grande singeleza em comparação com a edificação da primeira casa, porém os mesmos elementos estavam lá: As ofertas, a Consagração e a Inauguração de um novo tempo, com promessas muito maiores para esta segunda casa, do que para a anterior.

Esta expressão com sentido duplo ainda é usada quando nos dias de Neemias (Ne. 12:27), os muros que estavam destruídos e as portas que estavam queimadas, foram reconstruídos, e as ofertas que vimos serem usadas nas Dedicações do Altar e do Templo, são agora, trocadas, por adoração, com instrumentos, e canto e danças com alegria.

Por fim, também em Dt. 20:5 - dentro do contexto ali tratado, há uma indicação de que se dediquem as casas (no sentido de lugar onde as famílias são constituídas), ao Eterno, e esta Consagração é indicada, quando se termina de edificar uma casa, ou seja, no sentido também de inaugurá-la.



Espírito, Alma e Corpo


I Ts. 5:23 "E o próprio Deus da Paz vos Santifique (Consagre, Separe) completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo."

É muito interessante notar que na edificação tanto do Tabernáculo, quanto do Templo, a primeira coisa ordenada por Deus é sempre o lugar da Comunhão (A arca da Aliança e a Santidade das Santidades e o Altar de Ouro - Altar da Adoração, onde se queimava incenso continuamente). Em seguida então toda a demais edificação, até os átrios mais exteriores e as suas devidadas portas e entradas. Usando estas figuras nos lembramos que Deus ao lidar conosco (os seres humanos), nunca começa a tratar do exterior, para chegar depois de um tempo ao coração. Pelo contrário, Deus sempre lida primeiro com o nosso espírito, com o nosso coração, e então o processo de transformação de vida se inicia, quando então nossos valores e comportamentos e atitudes serão também mudados. O altar de Deus da nossa vida, precisa estar queimando, para que o Templo e os muros possam ser edificados.


Desde que entregamos (verdadeiramente) nossa vida a Deus, por intermédio de Jesus Cristo (ou seja, tomando seu sacrifício, como oferta que atrai a Presença de Deus, e que por ser santíssima, nos justifica Diante Dele), o nosso espírito foi aceso. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas, de repente, o fogo foi aceso e passamos a produzir adoração do mais profundo do nosso ser a Deus. O processo de edificação de padrões de vida, de atitudes, de comportamentos e de atitudes mentais, como a nossa vontade, desejos, passa por um processo semelhante à edificação de um templo que abrigará o Altar ao nosso Deus. E por fim não há como acreditar que seguiremos por muito tempo bem, se não construírmos muros e afixarmos bem as portas que protegem o Templo e o Altar. Há tantos inimigos que nos cercam tentando apagar o Altar do Eterno em nossa vida, que precisamos edificar juntamente com O Nosso Deus. Edificar e deixar Ele edificar em nós.


Deus tem usado tantos métodos, tantos ministros e pessoas cheias do do Seu Amor, para ministrarem a nós a Palavra de Salvação e de Arrependimento. Tantos ministérios sérios tem se erguido, para que a nossa Alma seja curada de lembranças dolorosas do passado, de traumas, bem como temos sido libertos dos cativeiros do diabo. Os presos pelo pecado e por poderes das trevas tem se visto em libertadade, e o que não conseguiam enxergar estão vendo. Semellhantemente, é absolutamente necessário, que os muros da nossa vida sejam erguidos para que coisa pior, do que anterior ao nosso encontro com Deus não nos sobrevenha.


Uma vez tendo o compromisso e a determinação de consagrar e inaugurar a nossa vida para Deus, podemos certamente auxiliar na edificação das nossas casas. Nossas famílias, nossos relacionamentos, um lar, filhos, um casamento abençoado, nossa vida como Igreja e com o Corpo de Cristo, deve ser Consagrada e Inaugurada, porém tal coisa é impossível se não o fizermos primeiramente dentro de nós mesmos, isto é, Dedicando de fato a nossa Vida ao Deus vivo.


Isto tudo é uma obra de Deus, mas, esta obra nunca será realizada apenas de maneira sobrenatural, se não dermos lugar e se não nos esforçarmos em permitir o trabalhar de Deus. A nossa bendita esperaça é: Quando edificarmos, e consagrarmos a Deus estaremos já num novo tempo, numa nova realidade, numa nova perspectiva e diante de novas possibilidades.


UM NOVO E VIVO CAMINHO ABERTO PELO SANGUE E CONSAGRADO POR SUA CARNE

Hb. 10: 19 e 20 - " Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo Novo e Vivo Caminho que ele nos CONSAGROU pelo véu, isto é, pela sua carne,"...

Não há Vida Diante de Deus, se não houver Consagração e Inauguração de um Novo Tempo. Não há Consagração, se não houver sacrifícios e entregas voluntárias; não há sacrifício digno, se não for em santidade e pureza; não há pureza enquanto houver pecado, imundícias e profanação; não haverá purificação se não retomarmos o que é nosso; não teremos o que é nosso se não formos violentos contra o mal que nos assolou e que diz que aquilo que Deus nos prometeu, nunca será nosso.
Mt. 11:12 - "E desde os dias de João, O Batista, até agora, o Reino de Deus é tomado à força e só os violentos é que se apoderam dele."

Vamos voltar a sonhar, vamos desejar de novo o que Deus nos prometeu, vamos! Na força do Braço de Deus, sua Destra de Justiça que é Jesus Cristo de Nazaré, vamos contra todo o poder do mal que nos cerca. Vamos com vontade e com desprendimento limpar a nossa vida e a nossa casa de toda imundícia, perversão e profanação contra o nosso Deus, façamos isso pela Santidade do Nosso Cordeiro Pascal, que sem pecado, se entregou por nós. Ofereçamos a Deus o nosso sacrifício de louvor, fruto da nossa confissão pública e sincera de que nos apropriamos do Sacrifício que Jesus ofereceu a Deus, pela nossa vida na Cruz do Calvário. Oferaçamos a Deus e a seu Cristo toda a nossa adoração, porque O Sacrifício Perfeito, O Sacrifício da DEDICAÇÃO foi entregue. Reconsagremos nossa vida a Deus. Isto mesmo! Não vamos edificar outra vida, vamos CONSAGRAR ESTA, rededicar, reconsagrar, reinaugurar, recomeçar uma vida que dignifique ao ÚNICO QUE É DIGNO DE HONRA E DE ADORAÇÃO.


A CONSAGRAÇÃO MARCA UMA INAUGURAÇÃO!


Nós da Igreja Betlehem, queremos de maneira muito especial agradecer a Deus pela vida do Mestre Robério Alves, que ministrou no espírito de nossa Igreja esta palavra que tentei reproduzir e ampliar de maneira tão mais pobre do que as palavras que nos foram ministradas na celebração de 2009. Agradecemos também à Igreja Comunhão Cristã, que tem sido um modelo e um referencial para a nossa nação, e em especial ao Apóstolo Arles Marques, que é nosso pai e amigo e que tem nos motivado todos a crescer e a expandir o Reino de Deus. Todá Rabá Ve Shalom Aleinu!

Paulo de Tarso, Apóstolo

Nenhum comentário: