terça-feira, 16 de novembro de 2010

100 Anos do Espírito Santo sobre O Brasil



A Glória de Deus sobre os ombros dos levitas

1Cr. 15:15 - "E os levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelos varais que nela havia, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor."


19 de Novembro de 1910, chegam em Belém do Pará, dois suecos, cheios do Espírito Santo e envoltos numa palavra profética que apontava para aquele estado. Dois homens impactados pelo avivamento que se manifestou no início do Século XX, vêm até o Brasil trazendo dentro deles, uma chama que Jesus disse que a partir de Jerusalém e dos primeiros apóstolos alcançaria até os confins da Terra.

Deus escolhe o povo nortista e nordestino, fatigado pela seca, pela falta de recursos e longe de oportunidades do sudeste brasileiro, para incendiados espalharam-se pela nação levando este fogo, assim como as raposas nos campos dos filisteus nos dias de Sansão. Em todos os lugares levaram consigo O Fogo de Deus.

Meu avô, um paraibano, descendente de holandeses (e talvez de judeus), à época na marinha brasileira, entregou sua vida para Jesus, quando numa tarde em Recife, parou numa praça para ver dois meninos negros, descalços e sem camisa, orando em línguas espirituais, coisa que o marcou tanto, que o fez parar para ouvir sobre Jesus Cristo. Dias depois minha avó, nascida em Recife, sofrendo de grande dor, rejeitou a oração de uma amiga sua, que pertencia à "nova seita". Esta mulher disse à minha avó: Irene, se você entregasse sua vida a Jesus, Ele poderia curá-la. Minha avó a expulsou de sua casa, mas, disse quase desfalecendo de dor: Se esse Jesus da "nova seita" existe mesmo, e Ele me curar, eu o servirei por toda a minha vida... E logo após isso dormiu e acordou como uma nova criatura, como filha do Deus Altíssimo. Eles embarcaram em Recife e vieram até o Porto de Santos, trazendo consigo minha mamãe no ventre e o Fogo de Deus em seus corações!

Eu sei que daqui há alguns meses, uma das igrejas que nasceu deste avivamento celebrará seu centenário, mas, não foi uma denominação que O Espírito veio criar, mas, gerar neste povo uma Noiva para O Cordeiro.

Me sirvo destes dois relatos, porque é nossa a responsabilidade de trazer de volta a Glória de Deus que foi esquecida em algum lugar no passado. Assim como nos dias de David ele cobrou ânimo do povo, para juntos irem buscar a Arca da Aliança, desde Saul esquecida, entendo que é hora de nos juntarmos, ora, de convergirmos nosso coração e nossos esforços...

Temos testemunhos bíblicos que a maneira humana e cheia de pompa e de holofotes para as ações humanas geram morte (como no caso de Uzá e de tantos movimentos que nascem legítimos, mas, que se perdem pela falta de submissão à verdadeira Palavra de Deus)... Já o esforço dos Adoradores, em trazer a Glória de Deus em seus ombros, e de sacrificar, sacrificar e sacrificar... Até que a Glória venha sobre nós, é o que nos deve mover nesta hora.

Temos motivo à beça, para nunca mais nos reunirmos, tudo já deu errado antes, já falhamos em tantas tentativas, tanta gente se levantou para o mundo da fama, e isso entristece tanto... Quantas quedas, quantas vergonhas, quantas mortes...

David entristeceu-se também, mas, foi buscar a Deus a respeito de como a Arca e a Glória de Deus poderia vir até ele, e a resposta foi: Segundo a Palavra de Deus... Sobre os ombros dos Adoradores (com esforço pessoal em todas as áreas), e com sangue, muito sangue, muito sacrifícios de adoração (Fruto dos lábios que anunciam a Cruz do Calvário e a Ressurreição de Jesus).
Não é um dia para nós comemorarmos, é um dia e um tempo pra clamarmos por algo muito maior e crer que precisamos dar a nossa vida por alcançá-lo.

Abaixo copio um cântico do Gal. Willian Booth (Fundador do Exército da Salvação). A letra deste cântico tem falado demais comigo, porque é a síntese do clamor do nosso coração... Precisamos do Fogo, porque queremos a Glória. Precisamos da Glória, porque queremos mostrar um Jesus vivo à nossa geração.
Ó Cristo, chama que queima e que limpa
Envie o fogo
Seu dom comprado pelo sangue nós pedimos hoje
Envie o fogo
Olhe para baixo e veja esta multidão esperando
Dê-nos o prometido Espírito Santo
Queremos um novo Pentecostes
Envie o fogo

Deus de Elias ouça nosso clamor
Envie o fogo
Para fazer-nos aptos para viver ou morrer
Envie o fogo
Para queimar todo rastro do pecado
Para trazer a luz e a glória por dentro
A revolução começa agora
Envie o fogo

É o fogo que queremos, pelo fogo que clamamos
Envie o fogo
O fogo satisfará todas as nossas necessidades
Envie o fogo
Por forças para sempre fazer o que é certo
Por graça para conquistar na batalha
Por poder para andar no mundo vestidos de branco
Envie o fogo

Para tornar nossos fracos corações fortes e valentes
Envie o fogo
Para viver para salvar um mundo que está morrendo
Envie o fogo
Vê nos entregar no seu altar
As nossas vidas, nosso tudo, neste mesmo dia
Para coroar o sacrifício agora oramos
Envie o fogo
General William Booth - Thou Christ of Burning, Cleansing Flame
Paulo de Tarso, apóstolo

Nenhum comentário: