quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Série: VOLTEMOS PARA DEUS - 1ª Mensagem



O SHOFAR JÁ ESTÁ TOCANDO


Desde o último dia 11 de Agosto, nós da igreja Betlehem, temos tocado O Shofar em todas as nossas casas, e fazemos isso com alusão a acontecimentos bíblicos, que da mesma forma são lembrados em todas as congregações judaicas do mundo, desde o 1º dia do Sexto mês do Calendário de Deus (neste ano 11/08). Foi num dia como este que Moisés subiu ao Monte Sinai, levando as segundas tábuas (agora esculpidas por ele), para que Deus escrevesse as suas Leis para o seu povo.
Moisés desce com as tábuas, 40 dias depois, justamente num YOM KIPUR, Dia da Cobertura do Sangue. Neste dia o Sangue do Sacrifício era levado até o Lugar Santíssimo pelo Sumo Sacerdote. Este período nos indica então, um tempo de novas oportunidades, que só serão alcançadas com ARREPENDIMENTO E QUEBRANTAMENTO. Esta é a proclamação que O Shofar está fazendo.


Ele está voltando! Volte-se para Ele!

Três são os toques do Shofar e podemos vislumbrar as Festas do Cordeiro, que são como o Relógio de Deus, através dos toques deste instrumento que nos desperta para as coisas de Deus.

1º Tekiá – Fala da Grandiosidade de Deus, nos aponta para as três Grandes Festas, Festas que revelam todo o Plano da Redenção de Deus. É o primeiro dos toques e é repetido novamente depois de todos, até que se perca o fôlego. Dá-nos a entender que entre as duas primeiras Festas (Pêssach e Shavuot – Páscoa e Pentecostes), pouco tempo é transcorrido e que uma está diretamente ligada à outra. O que separa o Tequiá, do Tequiá-Guidolá (O grande som de Tequiá), são os outros toques e este quase dois mil anos da Igreja de Cristo.


2º Shevarim – Fala dos livramentos de Deus para o seu povo, representados pelas festas de Purim e Chanuká. Não apontam para O Plano da Redenção, mas, demonstram que O Nosso Pai, está sempre presente, e que cada vez que nosso inimigo disser para nós: Acabou! O Todo Poderoso dirá: Não Acabou, e para que fique claro, a partir deste momento, meu povo celebrará Festa para mim, O Deus que muda maldição em bênção!
O Shevarim é um toque entrecortado, num só fôlego em três partes.

3º Teruá – O toque que era ouvido, quando o povo tinha de desarmar o acampamento para seguir a Shechiná; toque ouvido pelas noivas, para saírem ao encontro de seus amados. O Rei David declara no Salmo 89:15 – “ASHRÊ HAAM IODÊ TERUÁ...” – Feliz é o povo que ouve o Teruá.
Este som de um só fôlego é como uma sirene, entrecortado pelo menos nove vezes. Um som lamurioso, como o Choro de Deus, chamando pelo seu povo. Este toque do Shofar, fala dos dias de arrependimento e de perdão que antecedem a maior de todas as Festas: SUCOT (Festas das Cabanas, ou Festas de Tabernáculos). Depois do verão e de um longo período sem chuvas e sem Festas em Israel, a época das Chuvas, da Colheita das Uvas e do Transbordar das eiras de Vinho Novo e de Azeite é chegado. A Festa da Colheita do Final do Ano de Trabalho será celebrada durante O Milênio em Jerusalém, quando Jesus Cristo, aquele que se fez Tabernáculo (Cabana), ser humano como nós, para nos mostrar O Caminho para O Pai, será honrado e adorado, quando Reinar desde Jerusalém sobre todas as nações da Terra, e nós como sua Noiva e Esposa, reinaremos com Ele. O Tekiá tocado mais uma vez, O Som que fala da Grandiosidade de Deus é repetido então, num único som até que o fôlego se acabe!



Que venha O Reino do Nosso Deus e do seu MASHIACH!


Paulo de Tarso, apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário: